Espera-se que a Tesla perca uma participação significativa no mercado de veículos elétricos dos Estados Unidos para a Ford, GM e Stellantis nos próximos quatro anos, de acordo com o recente estudo Car Wars do Bank Of America (BofA).
Embora as montadoras tradicionais devam ganhar, o setor pode continuar a ser imprevisível, de acordo com o estudo. "Os próximos quatro anos podem ser alguns dos mais incertos e voláteis para a estratégia de produtos de todos os tempos", afirma o relatório.
A previsão do BofA afirma que "o domínio do motor a combustão acabou", com a projeção de que os veículos elétricos representem uma fatia maior dos lançamentos de novos modelos de 2024 a 2027. Durante esse período, 46% dos novos lançamentos serão de veículos elétricos, 35% provavelmente serão de veículos com motor de combustão interna e 18% serão híbridos.
Os veículos elétricos superaram seus equivalentes com motores a combustão em termos de taxa de crescimento de vendas no primeiro trimestre de 2023. O total de emplacamentos de carros elétricos a bateria nos EUA atingiu 257.507 unidades no primeiro trimestre de 2023, um aumento de 63% em relação ao ano anterior, representando 7,0% da participação total no mercado, em comparação com 4,6% no primeiro trimestre de 2022.
A participação projetada no mercado de carros elétricos em 2026 será de quase um quarto do total de vendas de automóveis nos EUA, de acordo com o relatório Car Wars. Graças à Lei de Redução da Inflação (Inflation Reduction Act) e à redução dos custos de baterias e componentes, os veículos elétricos devem se tornar mais acessíveis nos EUA. O resultado dos incentivos e da redução dos custos pode aumentar a participação no mercado de veículos elétricos dos EUA para 26% até 2026, afirma o relatório.
A participação de mercado da Tesla pode cair à medida que seus concorrentes trazem produtos mais novos em todos os segmentos. O relatório estima que a fatia do bolo da Tesla caia de seu pico de 78% em 2018 para cerca de 18% até o final de 2026. A participação da Ford e da GM cresceria para 14% cada, enquanto a Stellantis deve responder por 8% das vendas totais.
De acordo com um analista, a Tesla pode enfrentar condições de negócios desafiadoras no futuro, já que não lança um modelo totalmente novo há muito tempo. Enquanto isso, Ford e GM devem lançar vários modelos em um futuro próximo.
A CEO da GM, Mary Barra, disse recentemente que a empresa estava no caminho certo para construir 400.000 EVs até meados de 2024 e 1 milhão de unidades até 2025. O Chevrolet Blazer EV e o Equinox EV saíram das linhas de montagem da GM no México em junho de 2023 e devem gerar volumes para a marca. Enquanto isso, a Ford está trabalhando em seus veículos elétricos de segunda geração, incluindo o sucessor da picape elétrica F-150 Lightning.
Dito isso, a atual série de recordes de vendas da empresa liderada por Elon Musk é apenas um precursor da previsão de mercado mencionada. A marca estabeleceu um novo recorde de produção trimestral no segundo trimestre deste ano e deve produzir e entregar cerca de 2 milhões de veículos elétricos este ano.
Fonte: BofA Car Wars Report via Electrek
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